Tanto um site estático como um site dinâmico permitem que empresas marquem presença digital na internet, entretanto, há algumas diferenças e funcionalidades distintas em cada um dos modelos, que devem ser levadas em consideração para que o site da sua empresa gere uma boa experiência aos usuários.

O que é um site estático?

Os sites estáticos não sofrem grandes alterações de conteúdo ao longo do tempo porque não possuem ferramentas de gerenciamento incorporadas ao site. Sendo assim, não são permitidas interações complexas, como efetuar buscas ou cadastrar usuários, e somente o desenvolvedor do site pode efetuar as atualizações de conteúdo porque são criados em linguagem HTML e publicados no servidor.

Geralmente, esse modelo é utilizado por empresas que desejam ter presença digital para que os potenciais clientes possam consultar informações básicas (como serviços, produtos, endereço e telefone) e que não têm a necessidade de atualizar as informações com frequência, por exemplo, adicionar textos no blog ou novos produtos.

E um site dinâmico?

Ao contrário do site estático, o site dinâmico - também chamado de site gerenciável - contém um sistema de gerenciamento de conteúdo incorporado e é ideal para quem deseja ter autonomia para gerenciar e atualizar os próprios conteúdos e imagens das páginas por meio de uma plataforma de CMS (Content Management System), como o WordPress.

As informações presentes no site dinâmico ficam armazenadas em um banco de dados e são facilmente atualizadas e corrigidas pelo próprio usuário com acesso à plataforma, mesmo que ele seja leigo em informática e em criação de sites, porque são ferramentas simples e fáceis de usar.

Além disso, o site dinâmico tem uma grande vantagem em relação ao posicionamento nas pesquisas do Google porque estão sempre atualizados com conteúdos novos e prontos para serem indexados nos motores de busca e também permite associar ferramentas e plug-ins para incrementar várias funcionalidades às páginas.

Geralmente, este modelo é utilizado por portais de notícias, blogs, fóruns e lojas online porque ele possibilita a criação de sistemas complexos, como de buscas e de login e também cadastrar usuários, enviar newsletter e criar um formulário de contato.

Além de tudo isso, o site dinâmico permite a humanização da empresa e a interação entre pessoas por meio de comentários, indicações, compartilhamentos dos conteúdos públicos e entre outros.

Site estático ou site dinâmico: qual é o melhor?

A resposta é depende. A melhor opção é aquela que se adapta aos objetivos da empresa e possui o melhor custo benefício. Portanto, deve-se haver um bom senso e um planejamento para saber o que realmente vai ser necessário e evitar custos à toa. Por exemplo, procure fazer as contas do que é mais vantajoso: criar um site dinâmico ou contratar uma empresa para fazer cada atualização que você precisa.

Pense nas funcionalidades também: algumas aumentam significativamente o custo da empresa e não serão muito utilizadas, em compensação, outras funcionalidades são sempre bem-vindas, como a possibilidade de trocar banners de publicidade, editar logotipos de parceiros e clientes, inserir depoimentos, gerenciar os cadastros de newsletter e, futuramente, enviar e-mails marketing.

Um site estático pode se tornar dinâmico? Como?

Sim. Esse recurso está sendo muito usado por empresas que já perceberam a relevância que o Google dá aos sites dinâmicos. Dessa forma, elas adicionam um blog ao site institucional e produzem conteúdos únicos e relevantes ao público-alvo frequentemente, ajudando na indexação no Google. Mas lembre-se: nada de utilizar conteúdo duplicado.

Fonte: W Morais

Comente