Sabemos que hoje em dia é praticamente impossível pensar em negócios e não pensar em Internet. Na verdade, é impossível pensar em qualquer coisa sem relacionar de alguma forma com a web.

Quando falamos de Brasil, pesquisas apontam que mais da metade dos brasileiros já acessam a Internet e não para por aí. Pela primeira vez os smartphones ultrapassaram o computador como dispositivo mais utilizado por quem navega o que nos evidencia que o mobile hoje já é uma realidade. Mas a pergunta é: será que as pequenas e médias empresas enxergam e exploram o potencial que Internet tem?

Pensando nisso e em ajudar você, leitor, a enxergar um pouco mais sobre o que estou falando, listei quatro razões para você ter um site:

Encontrabilidade

Para mim essa é uma das principais razões para uma empresa ter um site na internet. Além de ficar acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, com uma página na web fica muito mais fácil da sua empresa ser encontrada. A razão disso é bem clara, as pessoas não saem nas ruas procurando empresas e serviços, elas buscam isso na internet, que facilita, agiliza e qualifica essa pesquisa. Se a sua empresa não tem um endereço na Internet dificilmente será encontrada pelas pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 descobrir, pesquisar e localizar marcas, produtos, serviços e lojas online já representa cerca de 70% das pesquisas online.

Credibilidade

Para esse ponto eu gostaria de te fazer uma pergunta: se você fosse comprar um produto ou contratar um serviço e estivesse em dúvida entre duas empresas, uma delas tem um site com dados sobre a empresa, endereço, telefone e outras informações profissionais e a outra não. De qual das duas você compraria? Eu tenho quase certeza que a sua resposta seria que compraria da primeira empresa, e a razão disso é muito clara: ela passa muito mais confiança do que a primeira.

Divulgação

Quem nunca ouviu a velha frase “a propaganda é a alma do negócio”? Eu, particularmente, cresci ouvindo isso. Hoje em dia é muito comum encontrar pequenos empreendedores que querem divulgar seu negócio em redes sociais ou por meio de outras ferramentas, como e-mail marketing, sem sequer ter um site. Um dos principais enganos de quem empreende é não encarar o site da empresa como uma poderosa ferramenta de divulgação. A Internet não tem fronteiras. Com um site você transforma o seu negócio local em global e utilizando ferramentas para integração com redes sociais, os visitantes do seu site podem compartilhar informações sobre os seus produtos e serviços diretamente para o Facebook, Twitter e outras redes. Sem falar em campanhas de aquisição de novos clientes que você pode fazer através de e-mail marketing e outras estratégias, mas isso eu vou deixar para falarmos em uma próxima oportunidade.

Relacionamento

Como comentei ali em cima uma das principais vantagens de estar na Internet é que você está online 24 horas por dia, 365 dias por ano. Então, para estar próximo do seu público mesmo estando distante fisicamente dele é essencial você disponibilizar canais diretos de comunicação com ele. Redes Sociais, e-mail e telefone de contato são bem legais para estreitar o relacionamento com seus clientes. Os formulários de contato também podem ser aproveitados para gerar leads, novas oportunidades de negócios e uma base de e-mails para você se relacionar. Sem falar que o site da sua empresa é a forma mais fácil de informar seu cliente sobre promoções, ofertas e outras informações que são importantes para o seu público.

Essas são algumas razões para você ter um site da sua empresa. É claro que não são as únicas, poderíamos falar e especificar uma dezena de motivos para sua empresa ter um endereço na web mas o conteúdo desse artigo ficaria um pouco extenso e esse não é o meu objetivo. Lembre-se, minha intenção é aqui mostrar a você o potencial que a Internet oferece para você aproveitar e alavancar os seus negócios.

Fonte: Locaweb

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