Você conseguiu: transformou aquela ideia genial em um aplicativo super bacana. Depois de publicar seu aplicativo na App Store e na Google Play, ele está prontinho para ser baixado por muitos e muitos usuários.
Bom, mas… e agora?
Como todo mundo vai ficar sabendo sobre sua criação?
Por mais legal que seu aplicativo seja, é fundamental divulgar a grande notícia!
Este é um momento crucial na vida de qualquer app, e você precisa traçar suas estratégias de divulgação para garantir os downloads que tanto deseja.
Mas calma: nós estamos aqui para te ajudar.
Confira algumas dicas de divulgação que podem valer muitos downloads.
As redes sociais são ferramentas poderosíssimas de propagação de conteúdo. Sendo assim, por que não se aproveitar disso?
Divulgue seu app entre seus contatos, e peça que eles compartilhem. Você pode até criar uma dinâmica de premiação para quem gerar mais compartilhamentos.
Ah, e claro: nem precisamos dizer que é fundamental criar o perfil do aplicativo, onde você pode postar novidades e engajar seus usuários. Existe até a opção de veicular anúncios pagos, claro, mas o bacana é que você já consegue bons resultados com custo zero.
Criar um website do seu app pode ser uma estratégia muito eficaz. Além de detalhar as funções e diferenciais do aplicativo, o site também executa a função de atrair novos usuários em potencial.
Em uma eventual busca por palavras relacionadas com seu app, é mais fácil encontrar seu site do que a página de download nas lojas.
Não precisa ser nada muito elaborado: um site estilo “landing page”, com apenas 1 página e rolagem simplificada, com links diretos para as app stores, costuma dar conta do recado.
Apesar da fama, não é apenas o brasileiro que adora levar vantagem: estratégias de promoção são sempre efetivas e atraem todas as pessoas.
Em fase de lançamento, crie dinâmicas promocionais que levem os usuários a baixar seu app em troca de algum benefício.
Um exemplo: ofereça descontos em algum produto ou serviço apenas para quem realizar a transação via aplicativo. Funciona que é uma beleza!
Planejar e executar uma campanha de anúncios digitais pode alavancar o desempenho de seus downloads.
Sim, demanda algum investimento, mas você controla os custos e ainda pode avaliar os resultados em tempo real, alterando o foco da campanha ou realizando ajustes finos.
As possibilidades de segmentação são muitas, e fica mais fácil acertar seu público alvo. As opções de marketing do Google são ótimas, e a plataforma é bem intuitiva.
Também existem serviços de redes de afiliados, que gerenciam anúncios em sites e redes sociais, e garantem uma cobertura de quase toda a internet.
As opções de otimização de pesquisa oferecidas pelas lojas de apps não são muitas, se comparadas aos motores de busca. Mesmo assim, não é prudente desprezá-las.
Na hora de descrever seu aplicativo, por exemplo, ou preencher outras informações, capriche nas tags e palavras chave que mais combinam com seu app e com seu público.
Assim, fica mais fácil encontrá-lo em meio a todos os outros.
Viu só?
Divulgar um app não é tão complicado!
Teste as possibilidades existentes e analise os resultados.
Com essas dicas de divulgação, temos certeza que seu app vai ser um sucesso!
Fonte: Easyeasyapps