Manter o controle das atividades comerciais é essencial para o comerciante realizar o melhor negócio possível, e buscar o melhor lucro e a satisfação de seu cliente.

No início as cadernetas eram a melhor forma de manter o controle do estoque e das finanças do comércio, e ainda é continua sendo bastante utilizada.

Porém, o aumento das vendas traz a necessidade de realizar operações mais rápida e eficaz. A partir dessa necessidade surgiram as máquinas registradoras mecânicas que serviram como grandes calculadoras e ao mesmo tempo era uma peça decorativa do estabelecimento. As máquinas registradoras evoluíram e se tornaram digitais ficando muito menores e mais precisas.

No Brasil, o setor varejista está passando por várias transformações ocasionadas pela abertura de mercado, graças à globalização e da vinda de fortes grupos do exterior, o que acabou gerando grande competitividade. E o fato do consumidor estar cada vez mais exigente e sua perda de poder aquisitivo acirram a concorrência entre os comerciantes.

Esse acirramento fez com que o setor buscasse a diferenciação, por meio de investimentos em automação através de kit PDV automação que são programas de prevenção de perdas, visando à busca da agilidade e eficiência operacional, bem como a preservação das margens. O comércio atual não suporta mais uma simples máquina registradora e uma caderneta para as entradas e saídas de caixa. Para suprimir essa necessidade, surgiu a automação comercial.

A automação comercial consiste em unir a automatização de processos manuais (como a soma dos produtos comprados pelo cliente, impressão de notas fiscais, etc…) que são passíveis de erros, com a informática.

Essa união permite criar soluções precisas e dinâmicas fazendo com que o comerciante economize tempo e consiga atender seus clientes de forma rápida e com qualidade e, ao mesmo tempo, ele ao seu alcance, informações essenciais para a tomada de decisão de seu negócio (ítens mais vendidos, horário de pico, verificação de lucro ou prejuízo, etc…).

Portanto, a automação comercial é um dos pontos principais para garantir que o seu comércio tenha sucesso de vendas e consequentemente bons lucros.

Fonte: Dicas para empreender

Comente