Você pensa em fazer uma promoção na sua loja virtual e não sabe qual a melhor forma de começar? Seus concorrentes estão conseguindo aumentar o fluxo de clientes, e você tem a sensação de estar parado? Isso pode acontecer, mas depende de você mudar!

Algumas dicas ao criar a sua promoção podem fazer toda a diferença para alavancar a sua loja. Afinal, essas campanhas são as principais responsáveis por trazerem novos clientes, recompensar os mais fiéis e impulsionar produtos que sejam lançamento ou que precisam de fluxo de vendas.

São tantas formas de fazer promoção, e até mesmo dúvidas durante o processo, que fica difícil definir o ponto de partida. Mas pensando nisso, criamos este texto com 10 dicas para fazer promoções na sua loja virtual. Não perca!

1. Defina o objetivo da campanha promocional

Fazer uma promoção “por fazer”, sem qualquer planejamento, é um erro comum para iniciantes no assunto e que deve ser evitado. Afinal, em uma loja tudo deve ser feito por algum motivo, por menor que possa parecer a iniciativa.

Por exemplo, você está organizando uma campanha promocional com qual finalidade? Vender os produtos que estão virando o ano no estoque? Chamar novos clientes? Lançar uma nova coleção de algo? Ganhar publicidade? Alavancar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

Sempre que você iniciar uma nova promoção, o objetivo deve estar bem definido, pois ele pode determinar quais tipos de estratégias você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.

2. Saiba o público-alvo das promoções na loja

Como você vai fazer uma promoção sem saber para quem? Definir e analisar o seu público-alvo é a principal garantia de que a sua campanha atingirá os resultados esperados e de que seu orçamento não será desperdiçado.

Descubra quem eles são, quais os seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão, como gostam de ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos estão buscando.

Além disso, descubra em quais canais eles gostariam de ser impactados e qual o formato de conteúdo que preferem quando o assunto são promoções. Isso evita que eles se sintam incomodados e que possam considerar a sua promoção como um spam.

Esses procedimentos contribuirão não apenas para maior efetividade da promoção, mas também para orientar a produção de conteúdo, os canais de divulgação a serem utilizados, as métricas a serem avaliadas, os produtos a serem oferecidos, entre outros fatores diretamente relacionados a seu público.

3. Ofereça valor ao cliente

O consumidor só perceberá valor em uma promoção caso ela seja realmente relevante para os seus interesses.

Ainda que você tenha como estratégia principal acelerar a venda de um produto que está encalhado, por exemplo, é importante que ele não se sinta enganado pela promoção, e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo.

A melhor forma de fazer isso é descobrir quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos ou compras relacionadas, para que assim ele compre dois ou mais itens de uma única vez.

Além disso, pequenas ações como personalização de e-mails e o uso de uma linguagem mais leve podem contribuir para o valor agregado, fazendo com que o consumidor se sinta uma parte importante daquela marca — não apenas um número a mais em uma planilha de vendas.

4. Fique atento ao calendário do varejo

Todo mundo espera por promoções em grandes datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, o que impacta em um aumento nas vendas durante esses períodos. Mas com 365 dias à sua disposição, há muito mais datas a serem exploradas quando o assunto é promoção.

Tenha sempre em mãos um calendário de datas comemorativas e utilize aquelas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio, mesmo que de forma indireta, para ativar novas promoções.

Alguns exemplos de datas comemorativas menores, mas que podem trazer grandes resultados: Férias; Dia do consumidor; Dia da secretária; Dia dos professores e Dia dos avós. Podem ser utilizadas até mesmo datas que foram importadas do calendário americano e vem sendo cada vez mais fortes no Brasil, como o Black Friday e o Boxing Day.

5. Valorize os clientes fiéis

Manter um consumidor é muito mais barato do que conquistar novos. E a melhor parte disso é que o cliente que é fiel à sua loja voltará a fazer compras periodicamente, sempre em busca de novos produtos ou para substituir os antigos.

Mas que tal aproveitar essa devoção indo além do simples relacionamento, fazendo com que esses consumidores se sintam exclusivos e tornem-se verdadeiros promotores da sua marca?

Soluções como programas de fidelidade baseados em volume de compras, brindes e promoções exclusivas são uma excelente forma de manter o relacionamento com quem sabe reconhecer o valor da sua marca e contribui para o seu crescimento.

6. Relembre os clientes antigos sobre a sua loja

Há também aqueles consumidores que se interessam por sua loja, mas não compram nela há algum tempo, seja por desconhecimento, por falta de oportunidade, ou por alguma outra razão pessoal.

Para reativar a conversa com esse público, vale a pena o envio de um e-mail oferecendo um vale-presente ou um cartão de desconto como incentivo, mostrando que a loja sentiu sua falta e que ele é um cliente importante.

Desse modo, ele tem grandes chances de retornar o quanto antes, e de até mesmo aproveitar o benefício para tomar uma decisão de compra que estava levando em consideração, mas ainda não havia se decidido.

7. Lembre-se de que toda promoção deve ter um prazo

Lembre-se disto: toda promoção, para ser considerada uma promoção, precisa ter um prazo! Por óbvio, quando uma campanha começa a se estender, perde-se o senso de urgência e valor, sem contar o fato de criar a sensação em alguns usuários de que a ação foi falsa.

Fixe um prazo e cumpra-o, mesmo se as vendas estiverem como você sonhou. Isso pode contribuir inclusive para a chamada “compra por impulso”, já que na próxima promoção os usuários comprarão com um certo senso de urgência, uma vez que já sabem que realmente é um curto período promocional e não um blefe da sua loja virtual.

8. Monte estratégias de divulgação da promoção

Talvez este seja o ponto mais importante de como fazer promoções. Quando você consegue atingir o público e fazer com que eles descubram a campanha, raramente terá poucas visitas no seu site. Claro, a conversão/efetivação dependerá muito dos produtos que você tem a oferecer; mas, se casar as estratégias, a garantia de sucesso é alta.

Estabeleça a forma que você fará com que os possíveis leads descubram a sua promoção e defina a verba para cada um desses canais, bem como o tipo de clique que será utilizado.

Atualmente, os meios mais utilizados para a divulgação na internet são o Google AdWords, campanhas em mídias sociais como Facebook Ads e Instagram Ads, banners na Rede de Display do Google e e-mail marketing promocional.

Nada impede de mesclar todas as técnicas ou de selecionar apenas algumas. Desde que o objetivo esteja bem definido e a campanha tenha um planejamento de execução adequado, o retorno do investimento estará a um passo de acontecer.

9. Escolha bem o tipo de promoção a fazer

Existem basicamente quatro tipos de promoções: progressiva, cupom de desconto, descontos/promoções e descontos na compra em atacado. Sabe o que você deve levar em consideração para escolher? O objetivo! Cada oferta é focada em um objetivo ou público diferente.

Promoção progressiva

Trabalhará o aumento das vendas do seu público. Por exemplo, existem aproximadamente 100 pessoas que compram um produto na sua loja e poderiam comprar três. Para maximizar a quantidade de compras de cada cliente, você utiliza o desconto progressivo.

Esse desconto consiste em que a cada X quantidade de produtos, o desconto aumenta (três itens: 6%; cinco itens: 10%; 10 itens: 20%).

Cupom de desconto

É utilizado para conseguir novos clientes, já que será fornecido, normalmente, por terceiros.

Sites que fornecem/divulgam cupons de descontos de lojas costumam ter milhares de acessos, e ao criar uma parceria com um deles para oferecer cupons direcionados para a sua loja, você garante que parte desse tráfego possa ser seu.

Descontos/promoções tradicionais

Essas campanhas não levam esse nome à toa. Afinal, elas podem ser utilizadas em quase todos os casos.

Podemos citar, por exemplo: quando uma mercadoria não oferece a circulação desejada e encontra-se encalhada; quando se tem o objetivo de aumentar a taxa de conversão do seu site; quando se deseja divulgar um lançamento de uma marca; quando se deseja divulgar uma categoria específica de produtos etc.

Descontos na compra em atacado

Por último, há a opção de vender produtos na modalidade atacado, o que geralmente é feito via revenda para lojistas. Essa modalidade pode ser menos “lucrativa”, mas, ao mesmo tempo, render mais dinheiro para a empresa. Na compra em atacado, é preciso fornecer um desconto “especial” com base no volume de compras, afinal, são diversas peças que o lojista comprará.

Outro fator importante e que justifica o desconto na venda em atacado é que o lojista tende a fazer esse tipo de compras de forma periódica, o que lhe trará uma certa estabilidade — quase um rendimento fixo. Caso você esteja em busca disso, inicie agora mesmo os descontos na compra em atacado.

10. Meça os resultados

Independentemente do seu foco, toda campanha de promoção caminha para o mesmo objetivo final: aumentar a venda de produtos e, consequentemente, gerar mais lucro para a empresa.

E se é necessário investir algum tempo planejando a efetividade da promoção, também é ideal que se invista a mesma quantidade de tempo acompanhando e analisando o desempenho da ação. E é aqui que entram as métricas, indicadores que mostrarão como a sua estratégia se comportou.

Existem duas formas de fazer esse acompanhamento: por meio de uma análise em tempo real, compreendendo como cada produto e anúncio está se comportando, e com um relatório ao fim da promoção, que reúna um compilado de boas práticas para auxiliar no planejamento dos próximos passos.

Embora os dois procedimentos sirvam ao mesmo propósito no fim, é interessante que ambos sejam utilizados, pois podem servir de insights em diferentes momentos da execução.

Os números não mentem e, muito além do que apontar como cada etapa da campanha se comportou, eles contribuirão para a otimização da sua verba, garantindo que o valor investido seja aproveitado ao máximo e sempre com o foco na conversão final.

Seguindo as dicas acima, acreditamos que o seu negócio tem tudo para oferecer os melhores descontos para seus clientes.

Fonte: Boxloja

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