Com grande popularidade, os sistemas operacionais iOS e Android já somam mais de 2,5 milhões de aplicativos. São muitas opções para inúmeras funções, desde o entretenimento até o dia a dia corporativo, passando por transações econômicas, vendas e negócios.
Neste sentido, os aplicativos nativos são excelentes ferramentas que as empresas podem utilizar como diferencial para oferecer aos seus funcionários e clientes. Entenda o conceito e as vantagens dos aplicativos nativos:
Um aplicativo nativo é aquele que foi desenvolvido para uso em uma plataforma ou dispositivo específico. Por esta particularidade, ele pode interagir e tirar partido das funcionalidades do sistema operacional e outros softwares que estão instalados nessa plataforma.
A seguir, veja algumas vantagens que o desenvolvimento de um aplicativo nativo pode oferecer ao seu negócio:
Por ser construído para o sistema operacional do dispositivo em questão e, assim, ter a capacidade de usar hardware e software específicos, o aplicativo nativo pode tirar proveito da mais recente tecnologia disponível nos dispositivos móveis. É possível sincronizar com o sistema de posicionamento global (GPS), a câmera ultra sensível, o acelerômetro, a bússula etc., além da lista de contatos atualizada.
Diferente dos aplicativos web, os apps nativos podem ser acessados quando não há conexão com a internet, pois eles estão armazenados no dispositivo e ainda utilizam as informações do sistema operacional para processar as informações e obedecer aos comandos do usuário.
Este é um diferencial que dá mobilidade aos usuários. Imagine um executivo de negócios que precise guardar informações de um pedido via aplicativo, porém está fora da área de cobertura do serviço 3G. Com o app offline, ele poderá captar as informações do cliente, sem problemas.
Uma das grandes reclamações dos usuários de aplicativos é quanto ao desempenho deles. Como têm acesso direto ao sistema operacional do dispositivo – e por terem sido programados na linguagem nativa do dispositivo -, os aplicativos nativos são mais velozes que os apps web (estes também são totalmente dependentes da velocidade da web).
Os aplicativos nativos promovem uma experiência mais consistente ao sistema operacional e aos outros aplicativos da plataforma. Eles podem ser visualmente mais agradáveis, pois são desenhados de acordo com a linguagem do dispositivo, gerando mais identificação com o usuário.
O sucesso da maior rede social do mundo, o Facebook, é marcado por muitos experimentos que não deram certo. Foi assim com o aplicativo para dispositivos móveis, como contou o próprio fundador, Mark Zuckerberg durante uma conferência nos Estados Unidos. “Demos um monte de passos errados. O maior erro que cometemos como empresa foi apostar muito no HTML5 em vez de nativo… Desperdiçamos dois anos.”. O sucesso, de acordo com o executivo, só foi alcançado depois que o código nativo para iOS e Android foi adotado.
Quem já usa o Facebook mobile percebeu nos últimos anos a melhoria no aplicativo, o que torna o case da rede social um grande exemplo de como os apps nativos são excelentes escolhas.
É claro que só porque os aplicativos nativos têm vantagens inerentes não significa que todo aplicativo móvel nativo seja eficaz. Se você investir recursos na construção de um aplicativo móvel, também deve investir em testá-lo para a usabilidade e o impacto gerado nos usuários. Por isso é importante buscar uma empresa especializada, que desenvolva a melhor solução para oferecer satisfação aos usuários.
Fonte: Pense Avanti