Não é nenhuma novidade que nos últimos anos o uso da internet móvel cresceu muito.  O Google confirmou através de pesquisas que as buscas em dispositivos móveis passaram as buscas em computadores pela primeira vez!

Mesmo com tantas provas dessa importância, a grande maioria dos sites de negócios ainda não são responsivos. Isso não decepciona apenas os usuários, como também significa uma grande perda de oportunidade de negócios para a empresa.

Neste artigo, vamos explicar por que ter um site responsivo tem uma importância tão grande para o seu marketing, assim como algumas considerações importantes para se ter em mente ao projetar um website responsivo.

Qual é a diferença entre um design móvel e um design responsivo?

Os sites móveis podem ser construídos a partir de dois métodos: design responsivo e modelos móveis.

O design responsivo exige que você tenha apenas um site que seja codificado para adaptar-se a todos os tamanhos de tela, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido, ou seja, se o cliente acessar o seu site em um celular, tlabet ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel vai conseguir visualizar todas as informações normalmente, pois o desgin se adapta ao tipo de tela.

Em contraste, um modelo móvel funciona de uma forma completamente diferente pois exige que você tenha um site somente para dispositivos móveis, muitas vezes utilizando um subdomínio. Os modelos móveis são construídos para cada site específico, não por tamanho de tela. Isso pode causar alguns problemas, como é possível observar a seguir.

Design responsivo – termo originalmente criado por Ethan Marcotte em um artigo do A List Apart em 2010 – tem sido o método mais utilizado para dispositivos móveis.

6 Motivos para comprovar que o seu site precisa ser responsivo
 

1. O uso dos dispositivos móveis está aumentando

Apesar das estatísticas impressionantes sobre o aumento dos sites responsivos, muitas empresas ainda não investiram nessa solução.

Esperamos que a leitura destas estatísticas de várias fontes importantes irá fazer com que você entenda a importância de um site móvel.

    Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel.
    No Brasil, 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel (e-Marketer)
    61% das pessoas têm uma melhor opinião de marcas quando eles oferecem uma boa experiência móvel.

2. Experiência positiva para o usuário é uma necessidade

De acordo com o Gooogle’s Think Insights para móveis, se o acesso de um usuário ao seu site móvel não funcionar, ou se eles não acharem o que estiverem procurando, há 61% de chance que eles sairão imediatamente, indo para outro website (e com certeza vão procurar um concorrente).

3. Blogging e atividades sociais trazem visitantes móveis

Se você possui elementos de blog e mídias sociais incorporados em sua estratégia, você provavelmente tem visto o aumento do tráfego móvel. Um estudo recente do e-Marketer mostrou que 93% dos usuarios dos dispositivos móveis no Brasil utilizam mídia sociais com seu aparelho móvel.

Ao compartilhar links de conteúdo ou links para o seu site e não contar com um site responsivo, você não só vai experimentar altas taxas de rejeição e baixas taxas de conversão, como também um público frustrado.

4. Design responsivo é o melhor para SEO

É oficial que o Google prefere web designs responsivos para padrões móveis. Ter apenas uma URL torna muito mais fácil para o Google rastrear o seu site e reduz a chance de erros de SEO na página. Por essas razões, os sites responsivos possuem um melhor desempenho e são mais fáceis de manter do que um modelo de site móvel separado.

Para entender mais sobre a importância de um bom posicionamento, confira o artigo sobre como a posição nos buscadores influencia a quantidade de cliques.

5. Um site responsivo rápido é fundamental

De acordo com os desenvolvedores do Google PageSpeed, as normas recomendam que o conteúdo em um dispositivo móvel carregue em um tempo de menos de 1 segundo e a página inteira carregue em menos de 2 segundos.

Isso só é possível com um site responsivo. Quando um usuário tem de esperar muito tempo para uma página carregar, há uma chance bastante alta dele desistir de acessar o seu site.

6. Responsividade se adapta aos futuros dispositivos

Uma das grandes vantagens do design responsivo é que o tamanho do modelo foi projetado baseando-se no tamanho da tela e não do dispositivo, ou seja, não importa o tamanho da tela com a qual alguém esteja vendo o seu site, ele será exibido adequadamente para aquele tamanho de tela.

Desta forma, no futuro, à medida que novos dispositivos (TVs, relógios, óculos, etc.) estiverem sendo usados para navegação na web, seu site responsivo continuará sempre bonito.

Você deve ter percebido a importância de seu site fornecer aos usuários móveis uma experiência fácil de usar.

Ter um site responsivo já não é simplesmente um bom recurso, agora é uma necessidade e, conseqüentemente, vai impactar no crescimento do seu negócio, aumentando suas vendas e o número de clientes.

Fonte: Socix

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