A internet e as novas tecnologias trouxeram novas formas de as empresas se relacionarem e interagirem com seus potenciais e atuais clientes.
Redes sociais, e-mail, apps de mensagens e, o objeto de destaque desse texto, o chat de atendimento para sites.
O chat é uma excelente forma de gerar proximidade com os visitantes e mostrar que você tem uma equipe disposta a ajudá-los sempre que necessário.
Você pode medir a sua importância quando uma pessoa acessa um site, precisa de mais informações sobre a empresa e não há um botão sequer que a convide a entrar em contato com um atendente.
Essa é somente uma das possíveis situações na qual essa ferramenta se mostra bastante útil.
Uma pesquisa realizada pelo ProvideSupport, revelou que 86% das pessoas param de fazer negócio com uma empresa devido ao mau atendimento.
Nesse mau atendimento, além de grosseria e incapacidade de resolver os problemas apresentados, também estão incluídos a demora para responder e a dificuldade para entrar em contato com a marca.
Para reverter esse cenário, uma ferramenta passou a ser essencial: o chat de atendimento para sites. Afinal, não basta ter um site para sua empresa, é preciso ter um canal eficiente de comunicação com clientes e visitantes.
No artigo de hoje, você verá as justificativas que evidenciam a importância do chat de atendimento online. Continue acompanhando!
As ferramentas de chat avançaram com o tempo e atualmente os recursos disponíveis permitem a uma empresa interagir com seus visitantes em um outro nível.
Além da tradicional troca de texto, os chats possibilitam uma conversa por voz, troca de imagens, atendimento por vídeo e acesso remoto ao dispositivo de acesso do cliente.
Tudo isso em tempo real e pensando na comodidade do público para esclarecer suas dúvidas e resolver seus problemas.
Outra novidade interessante são os chats proativos — ferramentas que oferecem automaticamente atendimento a um usuário que esteja executando uma determinada ação, como desistir de uma compra sem sair do site.
Junto com o bom atendimento, vem a melhoria no suporte aos seus atuais clientes ou assinantes do seu serviço.
Em casos onde o produto, serviço ou software traz alguma dificuldade de uso ou necessidade de ajuda ao comprador, contar com um chat é imprescindível.
A vantagem dos sistemas que gerenciam esse tipo de ferramenta é o armazenamento de informações.
Ter um banco de dados e a possibilidade de salvar o histórico de interações e tickets abertos traz um ganho enorme em inteligência e capacidade de resolução de problemas para a sua empresa.
Os chats não existem apenas para solucionar dúvidas e resolver problemas. Quando usados de maneira oportuna, podem ser eficientes canais de vendas.
As ferramentas atuais permitem que os atendentes saibam as páginas do site que os visitantes estão/estavam ao abrirem uma nova conversa.
Assim, caso o potencial cliente tenha uma aba aberta na página de um produto, por exemplo, podem ser oferecidos descontos, promoções e outras vantagens que aumentem ainda mais as chances de compra.
O chat de atendimento pode ser aproveitado para eliminar objeções de compra, especialmente quando o consumidor demonstra certa insegurança em adquirir algum produto.
Mesmo que daquela conversa não saia uma conversão, podem ser retirados dali valiosos insights sobre como se comporta o seu público.
A maioria dos chats de atendimento para site permite que os supervisores monitorem e acompanhem todos os atendimentos.
Além de acessar o histórico das mensagens trocadas, também é possível consultar as avaliações que os visitantes deram aos atendentes, emitir relatórios sobre o desempenho, dúvidas frequentes e várias informações para otimizar o atendimento em seu site.
Um cliente satisfeito falará da sua marca para 10 pessoas, já um insatisfeito para 50.
Quando você consegue solucionar a dúvida de um cliente ou visitante em pouco tempo e de forma eficiente, quando oferece um atendimento personalizado, o nível de satisfação é alto.
Assim, você tem grandes chances que aquele cliente volte a comprar a sua marca e se torne um promotor dela, divulgando para amigos e familiares.
Para garantir o funcionamento de um chat em um site você não dependerá de grandes investimentos, muito pelo contrário.
O primeiro detalhe é que não precisará contar com uma grande equipe de atendentes e os custos com linhas telefônicas também podem ser suprimidos.
Sem contar que existem opções no mercado que chegam a oferecer versões gratuitas, porém com recursos limitados.
Mesmo as versões pagas compensam financeiramente e garantem um ROI (retorno sobre investimento) satisfatório, dada à quantidade de recursos disponíveis.
Vale ressaltar que essa ferramenta só será importante se na sua empresa houver profissionais qualificados e dispostos a aproveitar os recursos que elas oferecem.
Além disso, organização e foco nas solicitações dos consumidores são fundamentais para aumentar suas chances de atrair um lead, fechar uma venda e/ou fidelizar um cliente.
Fonte: Mais