Contrariando os textos que falam sobre o assunto, começo este artigo com uma pergunta, um questionamento simples, despretensioso. Não que eu esteja lhe subestimando, caro leitor, longe de mim. Talvez você use muito bem nosso querido jogo da velha nas redes sociais, mas provavelmente conhece alguém que não faça o mesmo. Ou quem sabe, uma empresa que não faça o mesmo.
É preciso ter em mente que uma hashtag não é um adereço, nem “modinha”.
Ela tem uma função – bem importante, por sinal. Serve como palavra-chave e auxilia em buscas por determinado assunto em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.
Se você está pesquisando por imagens de bicicleta, por exemplo, ao digitar #bicicleta ou clicar na #bicicleta, encontrará outros materiais sobre o tema – dependendo da rede, não apenas imagens, mas também textos e vídeos.
Uma hashtag torna uma postagem acessível para pessoas que gostam das mesmas coisas – sejam elas seus seguidores ou não. Essa é a oportunidade de aumentar as visitas em seu perfil, seu número de likes e a visibilidade de sua marca.
Antes de usar uma hashtag, pesquise sobre ela. Será que ela tem boa aceitação entre seu público? Será que ela tem a ver com o que você postou? Algumas hashtags podem estar em alta no momento, mas será que vale sua marca usá-la e entrar nessa roda de assunto? Novamente, # não são adereços, elas têm uma função, lembre-se disso quando escolher as suas.
Se você utilizar o Twitter, só tem 140 caracteres – se a hashtag for muito longa, você terá menos caracteres para escrever. Além disso, hashtags muito longas podem confundir o usuário. Seja o mais objetivo possível. Utilize termos que combinem com o tema, uma palavra ou expressão curta.
Use as hashtags com moderação. Quando há muitas # em uma postagem, podem remeter que você está desesperado por novos seguidores. Selecione as que realmente tenham a ver com seu público. Ao usar hashtags mais genéricas, como #instagood, você pode até ganhar novos seguidores, mas talvez eles não façam parte do público que deseja impactar.
E, por favor, não use #TBT (throwback thursday) sem ser na quinta-feira – que essa fotografia não tenha sido tirada no mesmo dia, hein? Estamos de olho! O.O
Não tem coisa mais chata do que uma frase inteira escrita com hashtags. #Não #faça #isso #por #favor. Até porque, relembrando, uma hashtag pode conectar pessoas à sua marca. Palavras aleatórias, que não tenham conexão com seu produto/serviço, seguidas por # não fazem sentido nas redes sociais. #Cuidado!
E, agora, para descontrair, que tal um vídeo sobre o uso excessivo de hashtags? #AtéMais ;)
Fonte: Locaweb